quinta-feira , 28 janeiro 2021
Um destino clássico no turismo brasileiro, uma turma de motociclistas sensacionais e um vale com uma energia ótima.
Como encantar motociclistas com muita experiência de estrada, inclusive internacionais em um destino de pouco mais de 250 km durante um único dia?
Pega-se a cidade de Gramado/RS com toda sua excelência em turismo, uma cozinha de padrão internacional, cascatas e cachoeiras e muito verde e ar puro.
Vocês irão pensar e comentar que estiveram inúmeras vezes na cidade e que ela praticamente não lhe reserva mais surpresas nos atrativos.
Mas será isso que você encontrará no jr&Sud quando você pensar em ir para a estrada em companhia de outros motociclistas, o inusitado.
Parada no Mirante do Vale do Quilombo na Avenida das Hortênsias, próximo da Aldeia do Papai Noel, estrada Gramado-Canela/RS e admirar a belíssima vista é um programa corriqueiro para quem está de passagem pela cidade.
Mas em seu circulo de amizades alguém conhece lá embaixo o Vale do Quilombo?
O nome Quilombo provém de um grande número de negros que eram escravos das fazendas da Serra e redondezas, que ao serem alforriados, estabeleceram-se nessa região. Era comum se ouvir de longe seus batuques. Esses negros espalharam-se posteriormente. Em Gramado chegou a existir a “Vila Africana”.
Com sol você observara os vários condomínios, prédios e residências construídos na parte superior do vale. Após 5 km, um paraíso para os apreciadores da natureza, o Eco parque Sperry.
Trilhas bem sinalizadas e mirantes muito bem localizados, cascatas e cachoeiras.
Exemplificando, Cascata do Trombão, 35 m, Cachoeira Escondida, Poço e a ultima, Cachoeira da Usina, com 45 m que pode ser avistada de seu mirante, na parte superior, e em sua base onde se localiza uma pequena usina hidrelétrica, mas, te separam 208 degraus até a base.
Mas vamos do inicio de tudo, na saída da Sud Motors BMW de Porto Alegre/RS, onde em torno de 8 hs já começaram a chegar os moto aventureiros.
Rolando um bate papo e um cafezinho, aguardamos a chegada dos últimos participantes da Trip.
O roteiro escolhido para subir a serra foi por Presidente Lucena/RS, com suas belas curvas e pouco tráfego, o que permite uma pilotagem mais tranquila.
Belíssimo sol para iluminar nosso dia.
Uma tocada direta até próximo a Gramado/RS com uma breve parada em um café muito charmoso que existe um pouco antes da chegada no destino. Momentos para uma esticada, fotos, alguns aproveitarem para curtir as delicias servidas no local ou um cafezinho tirado na hora.
Tem um trecho de 5 km de estradas não pavimentada até o Eco parque, mas que se encontrava em excelentes condições.
Na chegada, já na proximidade das 11h30min já se encontrava um belo almoço a nossa espera, colorido, apetitoso, tanto para os olhos como ao paladar.
Mas como alguns já tinham aproveitado a parada anterior para algumas degustações em comum acordo fomos fazer um pequeno pedaço da trilha, 15 min.
Como ela é autoexplicativa, fácil, além de se ter oportunidade de conhecer algumas plantas de nossa flora, todas devidamente marcadas com placas esclarecendo nomes populares e científicos.
Uma parada no mirante conversa jogada fora, fotos, uma cachoeira de pano de fundo e uma galera feliz.
A felicidade aumentou mesmo foi durante o almoço, alguns minutos depois.
Com um ambiente para agradar a todos, o Restaurante Bergamota conta desde ambiente interno como externo onde a turma se dividiu.
Optamos por uma mesa externa, em meio a muito ar puro e natureza. Alguns ficaram na interna. Rolou um papo lá que tinham optado por ficar dentro pela proximidade do Buffet. Mas não da para culpa-los, era divina a gastronomia.
E as sobremesas, humm…
Mas isso gerou um problema.
E a trilha, como faremos.
Abortamos um pedaço e fomos diretos para as cascatas e suas aguas transparentes.
Uma coisa que me aborrece profundamente é eu convidar as pessoas para descerem 208 degraus e observar uma cachoeira de 45 m e elas aceitarem. Tudo bem que ela é sensacional, alguns inclusive foram até a base dela, o ar lá embaixo estava ótimo, tudo bem, tudo bem, mas cansa né, rsrsrs… e os 208 de subida?
Brincadeiras a parte, isso é o que gera o prazer de rodar com pessoas que dividem a mesma paixão.
Alguns com mais experiência na pilotagem e outros menos, mas não faz diferença, vai ser respeitado.
Aquela sombra maravilhosa no retorno ao restaurante, e acreditem, teve cidadão que conseguiu dormir nas redes que ficam juntos ao restaurante. Aquela sonequinha.
Mais 5 km de estradas não pavimentadas e estávamos junto ao pórtico de Gramado/RS.
Asfalto, curvas e uma paradinha em Taquara/RS, sombra, despedidas, risadas, pegação no pé, estas coisas que acontecem quando se reúne uma turma assim.
Meus caros, muito obrigado por sua companhia em mais este destino.
Por Jerre Rocha – jrXpedition
2012-04-17
21 de novembro de 2017
8 de agosto de 2012
19 de junho de 2012
1 de junho de 2012
Voce precisa ser assinante para comentar. clique aqui para fazer login .
Receba noticias diariamente.
Bom dia Jerre, não tem muito o que falar é só ficar “babando” com as paisagens e que fome me deu aquela foto do fogão a lenha hehehe.
Obrigado por compartilhar conosco essas maravilhas.
Dia 28/04 estaremos por esses lados
abs.
Nelson
Bom dia,
Nelson, aproveite bem o roteiro, bélissimo.
Passei por la novamente semena passada na descida de SC.
ABS