quinta-feira , 28 janeiro 2021
Aventureiros de plantão, quantas vezes vocês acordaram pela manhã com este pensamento: “Hoje vou pegar a motocicleta e ir para um local calmo, isolado e quero muita natureza, quero cascatas e cachoeiras, mas não pode me faltar conforto, boa comida e aventura também, mas para onde vou?”
Para quem divide o mesmo gosto por estradas como eu, segue a dica:
O ponto mais alto do RS é o Pico Monte Negro com 1.403 metros e fica ao lado do Cânion do mesmo nome em São José dos Ausentes/RS, até ai tudo relativamente conhecido. Mas vamos falar do segundo ponto mais alto, que é o Morro da Cruzinha, com 1.350 metros e na base dele, uma pousada rural, a Pousada Fazenda Morro da Cruzinha (Fazenda Hospedaria).
Usando como base a Fazenda, pode-se chegar ao outro lado do Cânion Monte Negro, atravessando os Campos de Cima da Serra, riachos, sangas. Na travessia, que pode ser a cavalo, eu usei a moto, não resisti. Vistas estonteantes e cascata, que do lado oposto não se tem ângulo de visão.
Cavalgar pelas bordas do Cânion Monte Negro é monumental, a visão a sua disposição é para olhos exigentes, palavras da Mara. Eu aproveitei os campos para rodar de moto, diversão pura.
Mas não pode ficar de fora da aventura uma trilha pelas cachoeiras Arco-Íris, Véu de Noiva, Flocos de Neve, Catedral, da Cuia e do Pontão, e claro, se você não se importar com água gelada, um banho de cachoeira.
A energia com toda esta agitação no final do dia vai se esgotando, hora de recarregar as baterias na fazenda.
Nos tempos de tropeiros, se chegava nas fazendas à noite e pedia “pouso”, para no dia seguinte seguir viagem. Esta hospitalidade você encontra com o Sr. Ailto e Dona Lizete, proprietários.
Para que deseja pegar pouca estrada de chão batido, a opção é ir por Bom Jesus/RS até Ausentes. Lá o trecho vai ficar limitado a somente 43 quilômetros de estradas não pavimentadas.
Nossa estadia na fazenda, minha e da Mara foi sensacional.
Sentar a mesa, uma comidinha caseira feita pelos proprietários, uma “prosa” tranquila, o silêncio quebrado apenas pelos ventos nos campos.
Agora você tem um rumo, uma estrada para seguir em sua próxima aventura. Que venha o próximo destino!
Contato:
Pousada Fazenda Morro da Cruzinha (Fazenda Hospedaria)
Estrada do Chapadão, s/nº – Distrito Silveira
Dista 43 quilômetros de São José dos Ausentes/RS (rodovia não asfaltada).
Telefone: (49) 9118- 1901
Passeios a cavalo, trilha ecológica, pescarias, banho de cachoeira.
A diária inclui pensão completa (três refeições). Infraestrutura simples e rústica, mas muito aconchegante, para quem deseja silêncio, boa comida e fugir do lugar comum.
Por Jerre Rocha – jrXpedition
2012-02-09
21 de novembro de 2017
8 de agosto de 2012
19 de junho de 2012
1 de junho de 2012
Voce precisa ser assinante para comentar. clique aqui para fazer login .
Receba noticias diariamente.
Me desculpe mas preciso que alguém me ajude a publicar este projeto meu
eu creio que será um sucesso no mercado.
veja e de seu palpite, e se puder indique para outras pessoas segue o link do youtube.
http://youtu.be/RrrOPu6O7xI
obrigado
Edwards, verei o que posso fazer por aqui.abs.
Ei, amigo, já estive em mostardas por 25 dias um lugar muito calmo, acampei na lagoa dos peixes,reserva do ICMBIO,local muito lindo. Porem ai onde vc. está e´mais bonito ainda.Quando eu for ao RGS,com certeza vou tentar ir passear neste belo santuário, que é o pico Monte Negro.
Abraços.
Jose Maria, conheço a regiao que estiveste em Mostardas/RS, mas concordo com você, a regiao serrana oferece mais em termos de relevo. Esta foi uma das materias em uma sequencia de 03 que postarei, tudo a ver com canions e cachoeiras.
Abraços
que lugar lindo, belas fotos, fiquei babando, e já estou armando uma chegada por lá em um feriado desses. parabéns pela matéria…e a Tenerezinha como se comportou, fiquei curioso com o desempenho e consumo da motoca, estou pensando em trocar, e gostaria de uma opinião confiavel ela segura o tranco? abraço
Sérgio, ela é confiavel sim, basta apenas ver suas exigencias quanto a capacidade de motorização.
Vou soltar uma materia teste aqui na coluna semana que vem, mas por uma ótica de estrada. Fica ligado.
Quanto a região, sou suspeitoa falar pois conduzo muitos roteiros por ali justamente pela beleza e relevo, tem estradas para todos os gostos.Abraços
e ai Jerre, vou ficar no aguardo pois sempre acompanho a tua coluna, muito legal conhecer nossa terra em duas rodas. estou começando a tomar gosto, já fiz 3 viagens de titan 125 ES, planice, serra, mar, frio ou calor tanto faz o negócio é rodar…abraço…
Esta febre depois nao te deixa mais, rsrsrs….não interessa a cilindrada. Grande abraço
ontem fui a Criciuma de motoca e na volta quase em Sombrio sai da 101 e subi a estrada dos canions por Timbé do Sul, e voltei por cambara, rota do sol até minha casa em Tramandai, solito. to besta até agora rsrsrs
Grande passeio e visual sem palavras, parabéns Jerre e obrigado pela dica, minha última viagem de moto foi de São Paulo- Bom Jardim/SC, andar de moto por essas bandas é muito BOM!! desta vez vou “esticar” a viagem e conhecer esse belíssimo lugar!! Valeu.. Boa Sorte!!!
Alexandre, esta região é o paraiso para quem curte aventura. abs
Muito bom Jerre, mais um lugar fantástico para conhecer, já conheço a fazenda Monrenegro e suas maravilhas, também já atravessei de Bom Jardim da Serra/SC para Cambará do Sul/RS +- 140 kms de chão, só que passei a noite e com chuva, foi uma tortura kkkkk. Obrigado pelas belíssimas fotos, já está na agenda, provavelmente no feriado de maio estaremos por aí. Abs. Nelson
Grande Nelson, esta opção é pelo outro lado, após a entrada da Fazenda Monte Negro, segue mais 3 km, Morro da Cruzinha. Os angulos de visão são maiores. Bahhh…tortura mesmo, ela está horrivel ainda. abs
Boa tarde Jerre, obrigado pelas dicas, só fiquei na dúvida são 3 km depois da Montenegro, sentido Bom Jardim da Serra para São José dos Ausentes? abs. Nelson
Não é sentido Bom Jardim e nem Ausentes, mas sim continuação da estrada que passa na entrada da fazenda, tem placa indicativa. Morro da Cruzinha. abs
Ok Jerre obrigado agora entendi. abs. Nelson
Maravilhoso…Fiquei com inveja…rsrsrs
Assim que puder irei programar uma viagem para este lugar
Meus parabéns….
Não se arrependerás em ir para a região. Abraços