A cada tanto surge mais uma corajosa e talentosa mulher neste mundo que outrora era privilégio masculino!
Mais uma vez uma linda mulher no comando destes bólidos, disputando par a par numa pista repleta de pilotos… Correção: nem foi par a par, pois a Erika subiu ao pódio tendo pilotado uma 600cc e enquanto seus companheiros de pódio pilotaram suas 1000cc!
Pegando carona no Motocombatom, da minha querida Vanessa, não poderia deixar de publicar a entrevista feita com Erika Cunha, paulista que tem brilhado com muita categoria nas pistas de motociclismo deste país. Não tive o prazer de conversar com a própria Erika, creio que não faltarão oportunidades, e a Vanessa (www.motocombatom.com) me autorizou a publicar tudinho! Com vocês…..
"A Bela"
Fera na pista e bela fora delas, assim podemos definir a paulista Erika Cunha nascida em Ribeirão Preto/SP, que surpreendeu a todos nos dias 22 e 23 de Outubro, onde participou da 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Motovelocidade, realizado no Rio de Janeiro, no Autódromo Internacional Nelson Piquet. Estreiando na categoria Super Stock com motos de 600cc a 1000cc, disputada por mais outros 11 pilotos, a piloto foi a única mulher a competir.
O grande destaque, é que em sua primeira corrida, a piloto conseguiu chegar em 5º Lugar, e foi a unica piloto a estar no pódium com uma moto de 600cc, já que todos os seus adversários competiram com motocicleta de 1000cc. Sobre a corrida, ela nós relatou:
“Fiquei muito feliz com o resultado obtido, pois não esperava o pódio, principalmente pela pouca experiência e por competir com pilotos tão bons. Nosso objetivo é treinar bastante neste ano, para que no ano que vem possa estar mais bem preparada para correr um campeonato inteiro.”
A paixão por motocicleta começou bem cedo, já que pilota desde os 6 anos, mas somente agora tem buscado se profissionalizar, e surge como promessa da equipe Cerciari Racing, que acredita no seu potencial e tem investido na carreira da jovem piloto.
Quanto ao fato de correr com homens ela declara: “Nas pistas, depois que colocomas os capacetes não existe diferença de homem e mulher, somos todos piltoos atrás dos mesmos objetivos…”
Sua experiência com motos não se limita apenas as pistas, já que no dia a dia, ela possui nada menos que uma Yamaha R1 e já cultiva várias histórias, sendo figurinha carimbada nos encontros de motocicletas.
"A Bela com sua Fera"
MCB: Quando nasceu essa paixão pelo motociclismo?
EC: Desde criança, meu pai era motociclista e tem sido uma paixão transmitida de geração em geração, pois meus sobrinhos já tem essa paixão.
MCB: Quais as dificuldades que você teve no início quando começou a pilotar? Você teve o apoio da sua família?
EC: Sempre fui incentivada a andar de moto, quando resolvi competir foi motivo de espanto, já que menina são sempre vistas como “frágil”, mas hoje todo mundo adora e me apoia.
MCB: Já fez algum curso de pilotagem?
EC: Quando eu cai a primeira vez de moto, foi em Interlagos no S do Senna, e lá resolvi que aprenderia a andar bem de moto, procurei o melhor curso de pilotagem e encontrei a Cerciari Racing School que além de me ensinar, enxergou que eu poderia ir além, e hoje faço parte da equipe.
MCB: Qual moto você possui?
EC: Tenho duas motos, uma Yamaha/R1 que uso no lazer e uma Yamaha/R6 para competir.
MCB: No dia a dia, costuma fazer passeios de moto com mais mulheres?
EC: Na cidade onde resido atualmente, ainda não tem mulheres que compartilham na mesma intensidade da minha paixão, então, normalmente eu viajo com os homens.
MCB: Quais as dificuldades que você teve no início quando começou a pilotar? Existem muitos preconceitos?
EC: Sempre penso que as dificuldades são criadas por nós, assim, nunca vejo nada como difícil, sou decidida, gosto de ir a luta e conseguir meus objetivos.
MCB: Existe alguém que você adimira no meio motociclístico?
EC: Meu pai e o eneadecacampeão de motovelocidade Luiz Cerciari.
MCB: Qual a sua mensagem para as mulheres que estão começando a andar de moto seja por Hobbie ou Profissional?
EC: Moto é nosso elo com a vida, deixe com que ela torne sua vida mais feliz! Tudo só depende de você, sempre!
Acessem o blog da Bela: erikacunha.blogspot.com E um agradecimento mais que especial a Vanessa do Motocombatom por ter emprestado a entrevista!
Quem não vê a evolução das mulheres em todos os campos não deve morar na Terra.
A presença de vcs é incontestável e crescente. Força e relativo. Temo mais força, mas somos afoitos e imediatistas. As mulheres são detalhistas, atenciosas, planejadoras incontestaveis.
Um exemplo passei na semana passada quando tive o prazer de ser premiado em ume evento da minha área profissional. De todos os premiados (10), somente 3 deles foram homens !!
As mulheres estão vindo para ficar !
Parabens a Erika Cunha, linda e fera, parabens a Vanessa pela divulgação e parabéns a minha linda amiga, piloto muito mais fera que muito “homem”que se diz piloto por este Brasil a fora !
É mesmo irmão as ” meninas ” estão crescendo mas ainda falta muito,veja ser afoito e imediatista mostra que vç também está crescendo e logo será também um homem de verdade,continue tentando aproveite para desenvolver em vç as qualidades das mulheres pois elas estão desenvolvendo as nossas o que é bom para tôdos,parabéns pelos seus ” prêmios ” superficiais que vç aproveitou para mencionar, o trabalho também é importante né,mas não é tudo.Aliás as mulheres não estão vindo elas sempre estiveram ao nosso lado falta desenvolver a compaixão nos relacionamentos entre outras coisas,mas isso vêm com o tempo pois o sofrimento e a solidão ensinam e muito-p.s não sou pilôto profissional tenho motos para tôdas as finalidades e as uso sempre pôr amôr ao motociclismo,não cóbro pôr isso e nem espero sêr premiado-
sds aceleradas e enlameadas
Renato,
Em primeiro lugar, não vi em meu texto nenhuma menção a seu nome para que recebesse sua resposta. Mas vivemos um mundo de democracia e abro as portas a quem quiser conversar em alto nivel.
No nivel que se envereda sua conversa, prefiro que fiquemos sem nos conhecer.
Quanto aos prêmios, mencionei somente pelo fato de ter me chamado a atenção, bem como a de todos os presentes, o número de mulheres que receberam também e muito me honro deles, apesar de achar desnecessário mencionar quais foram pois não faz parte do contexto aqui discutido.
Eles podem ser superficiais para vc, para mim são de grande valia e importância.
No mais, toque sua vida em paz e felicidades que farei a mesma coisa do meu lado.
Um abraço !
caro m.p. o único pilôto aquí sou eu e a resposta não foi só para vç mas para tôdos, creio q vç foi mui pretensioso sr premiado,, e que democracia contraditória é a sua aonde vç diz que prefere que fiquemos sem nos conhecer ??? alto nível vç ???é irmão tens que crescer muito ainda,conte comigo-sds aceleradas e enlameadas-p.s-caixão não têm gaveta, dinheiro e falsas honrarias não se leva daquí, só o que vç realizou realmente pelo próximo não o que vç fêz por vç mesmo-dois abraços
Mas como esquecer vç, que é tão fraco confuso e contraditório, ou seja vç precisa de ajuda de alguém de fora pois vç é bôa pessôa mas está se matando lentamente; pelas suas respostas pude ver que a carapuça coube direitinho.Vç precisa de viver a vida irmão experimente fazer um treino a pé uma corridinha,natação,coisas leves assim depois vç melhora,o tempo e o sofrimento no seu caso são o melhor remédio,todos podemos nos curar do capitalismo selvagem e do materialismo egoísta que levou o mundo ao ponto atual,te cúra que vç cúra as pêssoas á sua volta e juntos curamos o mundo,vê se faz a tua parte.sds aceleradas e enlameadas-p.s-estou indo para Lumiar RJ fazer canoagem no rio bonito e rapel em cachoeira, estarei lá no LumiarAventura,amanhã trilhão dos amigos em terê no point do Feio na Posse e depois em um mega evento rural em Albuquerque vai lá que é tudo nota 10 procura pelo ” véio ” numeral 55-Até
Marcelo Querido Amigo de sempre!!! Fico muito feliz com a tua participação aqui, me prestigiando como sempre! Como dizes, realmente viemos deixar nossa alegria, feminilidade e carinho neste mundo tão especial que é o motociclismo. E graças a pessoas como você, nos sentimos tão à vontade e felizes! Gracias amigo!
Marcelo… que notícia maravilhosa…. eu faço questão de preparar uma recepção à altura do time de vocês, motociclistas igualmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S! abração!!!!
Julie,
Essa é uma das razões pelas quais eu piloto motos, em vez de jogar rugby ou futebol americano. A companhia feminina na prática esportiva, mais que uma competição de egos, significa um crescimento conjunto. Se temos algo a ensinar, temos muito a aprender com vocês, além do prazer da convivência. Pólos contrários se atraem, não?
Osias! É isso!! Bem dito e bem lembrado: não queremos competir entre gêneros, apenas nas pistas!!! Engana-se quem acha que não temos força, são inúmeras: de vontade, de espírito, de alegria, física também (embora aqui ninguém quer carregar a moto nas costas, não é?)… E neste caso, já somos vencedoras pois nossos obstáculos sempre são maiores!
Os obstáculos são colocados por nós mesmos por ignorância no uso das atribuições e qualidades de cada um, o que vç acha de um homem parir ?
É impossível e pronto, não adianta conviver com mulheres que isto não vai acontecer, a convivência entre nós é ótima,se sadia, ou seja conhecendo aceitando e respeitando as nossas limitações e as de cada um
Aliás as mulheres nunca vencerão separadamente,êste é um problema de vçês que se acham ” mulheres modernas “sómente todos juntos venceremos seja lá o que fôr,mas como já disse continuo esperando e observando a evolução do gênero feminino.Sou romântico inveterado respeito e amo as mulheres de verdade,sendo assim fico alegre de ver que vçês estão crescendo,contem comigo.p.s-Qto á levar a moto nas costas faço isso nas trilhas volta e meia e olha não é nada agradável,veja no meu site
Ô Gilmar não suja a barra não, mulher que pilota não é ” motoqueira ” mas sim ” MOTOCICLISTA ” Olha irmão se vç andar na garupa da Valéria minha conhecida de Copacabana tú vais entender a diferença, ela anda de moto faz uns 40 anos, é linda até hoje, e pilóta muito-sds aceleradas e enlameadas
QQ prova de moto precisa de muita resistência e as “meninas” sempre serão mais fracas nêste ítem,mas faço votos de sucesso para mais uma que veio “passear”na pista
Tenho sim tenho 55 anos sou atlético piloto motos de pista Fz6,cross Rm450z,enduro dr 350 se e de trilha crf 230 tôdas brabas e olha que faço isso nos últimos 42 anos,acompanho vçês ” meninas ” na sua superficial jornada da afirmação feminina e sinceramente embora ame e respeite a ” mulher que têm graça ” creio que a ” FÔRÇA ” de vçês não é física mas interior pena que vçês ainda estão procurando na direção errada.Ou seja olhem para dentro sejam vçês mesmas não queiram ser homens,afinal o que seria do mundo sem as mulheres nè.Faço votos que as ” meninas” cresçam e se tornem ” MULHERES “
Julie, minha fia !
Quem não vê a evolução das mulheres em todos os campos não deve morar na Terra.
A presença de vcs é incontestável e crescente. Força e relativo. Temo mais força, mas somos afoitos e imediatistas. As mulheres são detalhistas, atenciosas, planejadoras incontestaveis.
Um exemplo passei na semana passada quando tive o prazer de ser premiado em ume evento da minha área profissional. De todos os premiados (10), somente 3 deles foram homens !!
As mulheres estão vindo para ficar !
Parabens a Erika Cunha, linda e fera, parabens a Vanessa pela divulgação e parabéns a minha linda amiga, piloto muito mais fera que muito “homem”que se diz piloto por este Brasil a fora !
É mesmo irmão as ” meninas ” estão crescendo mas ainda falta muito,veja ser afoito e imediatista mostra que vç também está crescendo e logo será também um homem de verdade,continue tentando aproveite para desenvolver em vç as qualidades das mulheres pois elas estão desenvolvendo as nossas o que é bom para tôdos,parabéns pelos seus ” prêmios ” superficiais que vç aproveitou para mencionar, o trabalho também é importante né,mas não é tudo.Aliás as mulheres não estão vindo elas sempre estiveram ao nosso lado falta desenvolver a compaixão nos relacionamentos entre outras coisas,mas isso vêm com o tempo pois o sofrimento e a solidão ensinam e muito-p.s não sou pilôto profissional tenho motos para tôdas as finalidades e as uso sempre pôr amôr ao motociclismo,não cóbro pôr isso e nem espero sêr premiado-
sds aceleradas e enlameadas
Renato,
Em primeiro lugar, não vi em meu texto nenhuma menção a seu nome para que recebesse sua resposta. Mas vivemos um mundo de democracia e abro as portas a quem quiser conversar em alto nivel.
No nivel que se envereda sua conversa, prefiro que fiquemos sem nos conhecer.
Quanto aos prêmios, mencionei somente pelo fato de ter me chamado a atenção, bem como a de todos os presentes, o número de mulheres que receberam também e muito me honro deles, apesar de achar desnecessário mencionar quais foram pois não faz parte do contexto aqui discutido.
Eles podem ser superficiais para vc, para mim são de grande valia e importância.
No mais, toque sua vida em paz e felicidades que farei a mesma coisa do meu lado.
Um abraço !
caro m.p. o único pilôto aquí sou eu e a resposta não foi só para vç mas para tôdos, creio q vç foi mui pretensioso sr premiado,, e que democracia contraditória é a sua aonde vç diz que prefere que fiquemos sem nos conhecer ??? alto nível vç ???é irmão tens que crescer muito ainda,conte comigo-sds aceleradas e enlameadas-p.s-caixão não têm gaveta, dinheiro e falsas honrarias não se leva daquí, só o que vç realizou realmente pelo próximo não o que vç fêz por vç mesmo-dois abraços
Renato, por favor, me esquece !
Vários abraços !
Mas como esquecer vç, que é tão fraco confuso e contraditório, ou seja vç precisa de ajuda de alguém de fora pois vç é bôa pessôa mas está se matando lentamente; pelas suas respostas pude ver que a carapuça coube direitinho.Vç precisa de viver a vida irmão experimente fazer um treino a pé uma corridinha,natação,coisas leves assim depois vç melhora,o tempo e o sofrimento no seu caso são o melhor remédio,todos podemos nos curar do capitalismo selvagem e do materialismo egoísta que levou o mundo ao ponto atual,te cúra que vç cúra as pêssoas á sua volta e juntos curamos o mundo,vê se faz a tua parte.sds aceleradas e enlameadas-p.s-estou indo para Lumiar RJ fazer canoagem no rio bonito e rapel em cachoeira, estarei lá no LumiarAventura,amanhã trilhão dos amigos em terê no point do Feio na Posse e depois em um mega evento rural em Albuquerque vai lá que é tudo nota 10 procura pelo ” véio ” numeral 55-Até
Marcelo Querido Amigo de sempre!!! Fico muito feliz com a tua participação aqui, me prestigiando como sempre! Como dizes, realmente viemos deixar nossa alegria, feminilidade e carinho neste mundo tão especial que é o motociclismo. E graças a pessoas como você, nos sentimos tão à vontade e felizes! Gracias amigo!
Julie,
Conte comigo sempre !
Aproveitando, estamos planejando uma ida para os seus lados novamente. Ô lugar bão com força é este sul do Brasil viu ?
Se formos mesmo, vamos marcar um encontro moto-gastro-vinho ok ?
Bjos e saúde hoje e sempre !
Marcelo… que notícia maravilhosa…. eu faço questão de preparar uma recepção à altura do time de vocês, motociclistas igualmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S! abração!!!!
Julie,
Essa é uma das razões pelas quais eu piloto motos, em vez de jogar rugby ou futebol americano. A companhia feminina na prática esportiva, mais que uma competição de egos, significa um crescimento conjunto. Se temos algo a ensinar, temos muito a aprender com vocês, além do prazer da convivência. Pólos contrários se atraem, não?
Osias! É isso!! Bem dito e bem lembrado: não queremos competir entre gêneros, apenas nas pistas!!! Engana-se quem acha que não temos força, são inúmeras: de vontade, de espírito, de alegria, física também (embora aqui ninguém quer carregar a moto nas costas, não é?)… E neste caso, já somos vencedoras pois nossos obstáculos sempre são maiores!
Os obstáculos são colocados por nós mesmos por ignorância no uso das atribuições e qualidades de cada um, o que vç acha de um homem parir ?
É impossível e pronto, não adianta conviver com mulheres que isto não vai acontecer, a convivência entre nós é ótima,se sadia, ou seja conhecendo aceitando e respeitando as nossas limitações e as de cada um
Aliás as mulheres nunca vencerão separadamente,êste é um problema de vçês que se acham ” mulheres modernas “sómente todos juntos venceremos seja lá o que fôr,mas como já disse continuo esperando e observando a evolução do gênero feminino.Sou romântico inveterado respeito e amo as mulheres de verdade,sendo assim fico alegre de ver que vçês estão crescendo,contem comigo.p.s-Qto á levar a moto nas costas faço isso nas trilhas volta e meia e olha não é nada agradável,veja no meu site
Parabéns as belas que iniciam o desbravamento das competições.
Força para todas.
Obrigada Ademir! com o carinho e companheirismo de sempre, abração!! Julie
Oi Julie! Obrigada pelo apoio e incentivo. Juntas conseguimos ir mais longe e aumentar a participação de mulheres nesse esporte!
Beijos!!
Com certeza Erika! Sempre que precisares, estou aqui, é um pouco longe, mas conectada… Conte comigo! Beijos Julie
as mulheres merecem provar nossas emoçoes parabens motoqueiras do nosso brasil vcs merecem beijos mas cuidado nos corredores
Sim!!! Provamos e adoramos… obrigada Gilmar!
Ô Gilmar não suja a barra não, mulher que pilota não é ” motoqueira ” mas sim ” MOTOCICLISTA ” Olha irmão se vç andar na garupa da Valéria minha conhecida de Copacabana tú vais entender a diferença, ela anda de moto faz uns 40 anos, é linda até hoje, e pilóta muito-sds aceleradas e enlameadas
QQ prova de moto precisa de muita resistência e as “meninas” sempre serão mais fracas nêste ítem,mas faço votos de sucesso para mais uma que veio “passear”na pista
Renato… vc não faz idéia da força que temos!! Prova é que estamos aí!!! Obrigada pelo carinho, Julie M.
Tenho sim tenho 55 anos sou atlético piloto motos de pista Fz6,cross Rm450z,enduro dr 350 se e de trilha crf 230 tôdas brabas e olha que faço isso nos últimos 42 anos,acompanho vçês ” meninas ” na sua superficial jornada da afirmação feminina e sinceramente embora ame e respeite a ” mulher que têm graça ” creio que a ” FÔRÇA ” de vçês não é física mas interior pena que vçês ainda estão procurando na direção errada.Ou seja olhem para dentro sejam vçês mesmas não queiram ser homens,afinal o que seria do mundo sem as mulheres nè.Faço votos que as ” meninas” cresçam e se tornem ” MULHERES “
Parabens.
Temos que divulgar cada vez mais a participação feminina no meio da motovelocidade! 😉
beijos
É isso amiga!! Divulgando quem pilota obtemos cada vez mais respeito!