sábado , 23 janeiro 2021
Apesar do que o conhecimento comum nos diz, a injeção eletrônica já existe desde os anos 70, especialmente em motos européias, mas de fato nunca conseguiram ser mais eficientes em termos de potência, relativamente aos carburadores, até ao aparecimento dos microprocessadores.
Certo é que o carburador existe desde que existem os motores de combustão interna, e durante todo este tempo, têm de fato sofrido evoluções tecnológicas significativas, e só agora se pôs em questão o uso dos mesmos nas motos da nova geração. Mas ficam algumas vantagens e desvantagens de ambos os sistemas.
Os carburadores dependem basicamente da quantidade ar que nele entra e se mistura com o combustível que irá detonar na câmara de combustão através do auxílio da faísca gerada pela vela, e no caso da injeção eletrônica de combustível (vulgar EFI-electronic fuel injection), este é que determina a quantidade precisa de ar e combustível e calcula e otimiza a melhor mistura face a uma série de fatores(volume e pressão de ar nas câmaras injetoras, posição do acelerador, rotação do motor, velocidade engrenada – enfim, podem ser mais 50 valores, os fornecidos por sensores em toda a moto) e que debita através de um injetor ou de uma válvula eletrônica.
Por outras palavras, a EFI funciona como um carburador, mas com maior precisão e eficácia. E isto só é possível graças aos potentes microprocessadores (conhecidos por ECU – Electronic Control Unit) que processam 5 a 10 milhões de operações por segundo; com os quais funcionam, e que permitem fazer todos estes cálculos (com base nos tais fatores, combinados numa matriz definida pelo fabricante com o nome de Mapa ou Diagrama de injeção).
Posto isto, coloca-se a questão: mas qual destes sistemas é o melhor?
Ambos os sistemas têm vantagens e desvantagens. As motos equipadas com EFI vencem em várias categorias. Conseguem calcular a mistura correta de acordo com a carga, as condições meteorológicas, altitude, velocidade da moto, etc, e otimizam o consumo e as emissões de gases, resultando numa combustão mais eficiente, econômica.
Há no entanto algumas desvantagens no que toca a alterações à moto. Por exemplo, motos equipadas com EFI não são desenhadas para outro tipo de peças que não as de origem, como o escape, ponteira ou outro filtro de ar. Quando isto acontece, o módulo na maioria das vezes deve ser reprogramado para os benefícios dessas novas peças possam ser postos em prática.
E primeiro que tudo, nem toda a gente tem à mão o equipamento necessário para fazer o ‘remapeamento’ do módulo. É necessário um técnico especializado com o equipamento adequado para fazer este tipo de alterações. Só assim se consegue uma afinação que a moto e as peças funcionem em perfeita sintonia e com os melhores rendimentos.
Voltando ao carburador, apesar deste não se modificar para adaptar a melhor mistura em condições adversas (como a diferentes altitudes ou condições meteorológicas), é mais fácil de funcionar com outro tipo de peças que não as de origem. Conseqüentemente, o carburador permite maior liberdade para efetuar alterações à moto na própria garagem de cada um, sem ter de recorrer a técnicos especializados.
Atualmente, a maioria das motos vêm equipadas com injeção eletrônica pelo simples fato de fornecer a mistura precisa de combustível a qualquer altura, e tendo em conta que os fabricantes constroem motos para o mundo inteiro com as mesmas especificações, torna-se mais eficiente construir um modelo com as mesmas especificações para o todo o globo, e que se auto-ajustará às condições de cada país, sem que seja necessário recorrer a alterações, pela parte do importador..
2011-02-0327 de julho de 2018
4 de julho de 2018
19 de junho de 2018
6 de junho de 2018
Voce precisa ser assinante para comentar. clique aqui para fazer login .
Receba noticias diariamente.
Por favor tenho um NX falcon 2006 e gostaria de adaptar injeção eletrônica mais não sei o passa a passo …meu mecânico falou que da muito trabalho …por favor o que tem que alterar ???!!!
Carburada e injetada andam bem do mesmo jeito.Mas os defeitos e ajustes de um caburador são absurdamente mais Simples e Baratos de resolver.Pensem bem!Carburada ou injetada?Depende.Usa teu bom senso.
bom motos injetada pra mim só compensa se for moto grande tipo uma 600 aii sim compensa , um amigo meu tinha uma titan 2011 injetada um carro bateu nele PT Na moto, agora se a moto fosse carburada teria só amassado o tanque e continuaria funcionando
Ai sim o PT seria maior quando o carro batesse nela né?
Nunca ouvi falar que moto carburada é mais resistente. Talvez seja que o carburador consegue absorver mais impactos que a Injeção né?
Me ajuda ai né amigo?
Nossa amigo, se vc tivesse lido o texto perceberia como seu comentário foi tosco. Pelo jeito você não sabe como é o sistema e injeção, não leu o texto mas o comentário você leu. Vou te ajudar aqui com um trecho…
“enfim, podem ser mais 50 valores, os fornecidos por sensores em toda a moto…”
minha moto é uma gsr 150i da suzuki injetada quero colocar um carborador mais potente um escapamento da coyote original e um filtro de ar esportivo da certo quero que ela chegue a mais de 200cc tem como???
Tem sim. COMPRA UMA MOTO DE CILINDRADA MAIOR.
PQP, se vc queria uma moto maior, por que comprou uma GSR150i? Vc acha que trocar o filtro, oe scapamento vai aumentar a cilindrada da moto? PELAMORDEDEUS….
O cara que fala que carburador é melhor que Injeção Eletronica, ou é retardado ou tem uma Twister e está com dor de cotovelo!
Tenho uma wr450 2012 injetada, o problema é que a gasolina comum nacional faz ela funcionar com muita falta e aquecendo muito. Como sanar este problema sem trocar a ECU e reprograma-la? Tentei 70 % de GAV e 30 % de comum mas ainda assim ficou com falta, a GAV tem chumbo que também não é recomendado. No manual fala que deve ter no máximo 23 % de etanol e a nossa gasolina tem mais de 20 %. Alguma sugestão?
Anda com a Podium do br mais cara… quanto mais etanol mais quente
Compra uma titan usada (de preferencia 2002) e ande com ela no dia a dia. Vai ficar mais barato do que abastecer com Podium. Fora que eu acho que esse negocio de gasolina premium no Brasil é tudo balela…
quero saber se e´ possivel colocar carburador na fazer´250
sim, mas devera ser por uma pessoa que entenda, ok
motos com injeçao pra mim,tem que ser acima de 600cc.no entanto prefiro as carburadas.
Na minha opinião a injeção eletrônica veio pra ficar e eu só vejo vantagens.economia de cobustivel,não é preciso ficar puxando afogador pra partida frio,não é preciso ficar ajustando marcha lenta do motor e muintas outras vantagens.por ex:quem qué mais um carro com carburador hoje em dia?. A unica desvantagem que vi é que motos injetadas como a lander não vai muinto bem em trilhas pesadas.um amigo com uma lander foi passar num trecho mais alagado e a moto quando topou água começou a falhar e engasgar na hora.todas as outras motos q estavam na trilha eram carburadas e passaram no mesmo local numa boa.
mentira o carborador e melhor porque se vc reduzir uma moto de enjeção eletronica ela vai cortar e voltar a pegar só depois que a moto esfriar.
e de carborador vc pode reduzir que ñ faz nada por entato moto de bixa cilidrada pra min so com carborador.
PARABENS!!!!!
Sua materia como sempre FANTASTICA!!!!