terça-feira , 26 janeiro 2021
Sol, temperatura agradável, muitas pessoas pegando a estrada para aproveitar o feriado de 20 de setembro, no caso, ainda era sábado, 18. Nós nos dirigindo a Três Coroas/RS, Vale do Paranhana e a 100 km de Porto Alegre, para ser mais exato, Parque das Laranjeiras no Rio Paranhana (Rio das Águas Ligeiras na lingua Tupi Guarani).
Três Coroas/RS fica bem na encosta da Serra Gaúcha e é passagem obrigatória para quem está a caminho de Gramado/RS pela RS 115.
A cidade também é conhecida como “Cidade Verde” e pode-se dizer que é onde esta localizado um dos principais polos de turismo de aventura na região. Campeonatos nacionais e internacionais de canoagem, rafting e mountain bike já se realizaram nesta região então já da para ter uma idéia do grau de importância desta cidade. Já saíram destas aguas atletas para as Olimpiadas de 1992, 1996 e 2000. Prata da casa!
O parque está há 12km da RS 115 e os últimos 5km são feitos em estrada de chão batido de boa qualidade, em meio a muito verde. Quando se está se dirigindo ao Parque já se observa o rio e suas águas cristalinas. Fazem parte da infraestrutura do Parque vestiários, quiosques com churrasqueiras, quadra de vôlei de praia, campo de futebol, trilhas, camping, cabanas, pousada e restaurante. Mas la se encontra muita paz para quem quer sombra e relaxamento, mas a turma da adrenalina pode se sentir em casa também, pois canoagem, rafting, tirolesa, paintball, mountain bike entre outros esportes de aventura estão ali.
Fomos especificamente com um objetivo: Rafting
Já durante a semana agendei com a Teriana, da Raft Adventure para sábado a descida do rio, além de ir já ver as instalações para irmos com a turma do Via Porto Moto Turismo no dia 11 de dezembro de 2010. Terminarmos o ano com uma grande festa. Mas você quer ir antes já deixo os contatos aqui.
www.raft.com.br
r[email protected]
51-3546-5731- Três Coroas/RS
Rafting
O rafting consiste em descer por corredeiras dentro de botes infláveis. Do Parque das Laranjeiras todos são levados em um caminhão preparado até o início do percurso que fica na Barragem das Laranjeiras, no nosso caso,pois existem outras opções. No caminho repassam várias informações sobre a região do rio Paranhana.
Os participantes recebem equipamento de segurança (colete salva-vidas, capacete), remo e durante o inverno roupas de neoprene, as instruções são passadas ao grupo e repassadas novamente na barragem. Rafting pode ser praticado por pessoas de todas as idades.
Ponto de partida
Equipes são separadas em grupos para cada bote e partem para a água. A necessidade de entrosamento e de união de todos é umas coisas boas que o esporte proporciona, pois para que o bote siga o melhor caminho, precisa da união. Atenção na voz de comando e remar de acordo para desviar das pedras e galhos de cada trecho. Aquele verde, a aguá transparente, límpida, te proporciona um bem estar, isso sem contar que a adrenalina começa a fluir, isso já nos poucos metros que você entra no bote.
Durante o trajeto de descida são realizadas duas paradas para o Tobo Água Radical, onde descemos uma corredeira somente de capacete e colete. Um momento que da para sentir bem a força da água. Mas não se preocupe, a galera já está te esperando pouco abaixo para te resgatar.
No mesmo local, o Surf de bote na onda, que é um surf na corredeira, demais. Descemos em três botes, e cada um esperando o momento da entrada na parte forte da corredeira para surfar. Sim, pois ao longo do rio tem vários locais para descanso e preparação para a nova adrenalina. Dentro do bote é um momento para integração, organizar a equipe.
E por último, o “pulo da pedra”, salto da pedra para quem curte dar pontos na água, ou não, tem os que dão a famosa barrigada. É em um ponto que tem profundidade para esta curtição.
Mas já na última parte do trajeto, uma entrada errada e uma pedra. Alguns arremessados na água. Neste momento, o colete salva vidas, a roupa de neoprene fazem a diferença. Para variar, o cara aqui foi um dos que caiu na aguá, e com este “corpinho”, aja força para retornar. Novamente, a equipe, a união se fazem presentes na hora do retorno ao bote, e tudo serve ainda mais para adrenalina subir.
O rafting não é somente um esporte de aventura, pois nele encaramos obstáculos como no nosso dia a dia e temos muitas maneiras de superá-los, mas é com trabalho e união que atingimos os objetivos.
Buenasrutas..
21 de novembro de 2017
8 de agosto de 2012
19 de junho de 2012
1 de junho de 2012
Voce precisa ser assinante para comentar. clique aqui para fazer login .
Receba noticias diariamente.
so deus pra criar um lugar lindo deste.
e o homem quer acabar