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Como resolver problemas de partida?


Muitos pilotos e até mecânicos, quando preparam uma moto, só pensam em melhorar o desempenho do motor ou suspensão – “Tudo bem o motor pega em 4 ou 5 partidas”.

Motos com Carburador….

Tudo bem nada! Uma partida difícil geralmente indica algum problema mecânico ou elétrico, além do mais a diferença de um 1 ou 5 partidas pode custar muitas posições em uma corrida, ou desgaste prematuro do sistema de partida.

Uma partida rápida pode fazer a diferença entre um hole-shot (largada em primeiro lugar) ou muita poeira e pilotos na sua frente.

Neste artigo nós indicamos as principais causas de problemas com partida.

Para ligar uma moto precisa-se de 3 coisas;
· Combustível
· Ar (compressão)
· Ignição
Se um dos elementos acima não esta em harmonia com os outros, por exemplo uma ignição fora-do-ponto ou mistura incorreta, com certeza ocorreram problemas.

1 – Combustível
Geralmente os problemas de partida são relacionados a algum problema de carburação. Nas motos mais antigas é comum que o motor fique afogado por causa de uma alteração no nível de bóia, ou gasto da válvula de entrada de combustível. Vibrações das bóias e da agulha causam gastos de material que elevam o nível de combustível na cuba. O afogador também pode ter gastos permitindo que parte do combustível suba até o canal do afogador constantemente. Uma maneira fácil de verificar se o motor está afogado e analisar a vela (em breve nos publicaremos um artigo específico sobre este assunto).

2 – Ar (compressão)
Problemas de partida com ar são frequentemente causados por uma baixa taxa de compressão. Geralmente causados por anéis e pistão gastos. Para verificar o problema, pegue um medidor de compressão, abra o acelerador, aperte o botão de corta-corrente para evitar problemas de ignição ou tomar choque, e pedale o pedal de partida rapidamente até que o medidor tenha atingido o máximo. A pressão mínima para um motor pegar é 120psi (pounds per square inch). A maioria das motos tem uma taxa de compressão de 175 até 200 psi.

3 – Ignição
Problemas comuns com a parte de ignição são conexões oxidadas ou falhas no sistema de ignição. Para evitar problemas com conexões, limpe-as frequentemente e aplique um spray próprio para sistemas de ignição. Não use silicone ele oxida as conexões. Existem duas maneiras de se verificar a parte elétrica:
1. medindo a resistência das bobinas;
2. medindo a voltagem que alimenta a bobina principal que fica entre o stator/rotor e a vela. Um motor necessita atingir no mínimo 45 Volts (CA), pedalando, para ele pegar. Se você não tem um voltímetro mas quer verificar se a ignição está ficando fraca, reduza a abertura dos contatos da vela até 0.05mm. Se o motor pegar mais facilmente, isto é um sinal que o gerador está ficando fraco. Casa você tenha de empurrar a moto para que ela funcione, com certeza existe algum problema com a ignição e provavelmente o motor também apresenta outros problemas como: falha em giros altos ou queima da vela.

O meu pedal de partida da retrocesso !

Quando o motor da retrocesso é sinal que o momento de ignição está avançado. Quando a energia da mistura do combustível é maior que a força da massa em movimento do piloto, o pistão volta na direção contrário causando uma força reversa no pedal de partida. Quanto maior o tamanho do motor e o grau de avanço da ignição, maior a força de reversão. Motos com 500 ou mais cilindradas podem ser muita violentas e podem causar lesões nos pés e joelhos. É recomendável sempre usar botas com solado grosso e virar o guidão de lado, evitando que o joelho bata de volta no guidão. Duas coisas causam o avanço da ignição.
· Ignição mal regulada ou solta
· Chaveta da ignição deslocada
A verificação do ponto de ignição pode ser feita após a retirada do rotor. Geralmente há um marca na base da ignição que tem de ser alinhada com uma outra marca no carter. A chaveta de ignição pode se deslocar causando uma alteração no momento da ignição. Os cantos da chaveta não podem mostrar sinais de desgaste (bordas redondas). Problemas com a chaveta geralmente tem a origem no eixo da virabrequim e/ou cavidade do rotor, impedindo que o rotor se encaixe bem no virabrequim, transferindo toda força lateral na chaveta. Usando um lixa >200 ou pasta para lapidar válvulas geralmente garante que os dois componentes se encaixem bem, evitando problemas com a chaveta

Depois de ter entrado no rio, minha moto não quer mais pegar !

Quando você atravessa um rio há o risco de entrar água na ignição ou no motor através dos respiros do carburador, filtro do ar, ou a ponteira caso o rio for realmente fundo!
Se a sua moto cair num rio você tem que seca-lo da seguinte maneira:
1. Drene a gasolina da cuba do carburador.
2. Caso que entrou água no cilindro, retire a vela, vire a moto de cabeça para baixo, engate a 3a marcha e gire a roda traseira. Isto tira toda água do cilindro e motor. Tome cuidado para que o óleo do motor e/ou gasolina não vaze através dos respectivos respiros. Verifique também se não tem água no escapamento e retire o caso necessário. Nunca da partida com água no cilindro, isto pode causar danos sérios.
3. Se o motor ainda não quer pegar, tem água na ignição. Remova a tampa da ignição para drenar a água.

Minha moto não pega quando ela está muita quente !

Andar prolongado em trilhas fechadas com baixa velocidade pode super-aquecer o motor. Neste caso deixe o motor refrigerar até que a temperatura volte ao normal e verifique o sistema de arrefecimento (nível de água, ou colméia obstruída por jato (na lavagem) ou barro. Uma outra possível causa pode ser baixa compressão (veja acima).

Minha moto não pega depois que ela caiu !

Geralmente quando se cai com a moto o carburador transborda pelos respiros. Neste caso siga os passos apresentados a seguir. Esses passos valem também em outros situações de afogamento em geral.
1. Feche a torneira do tanque e abra totalmente o acelerador enquanto você da partida. (Não use o afogador!)
2. Se o motor não pegar depois umas 10 pedaladas pare e espere uns 15 minutos, permitindo assim que o motor refrigere. Se você preferir reduzir este tempo, tire a vela e pedale umas 6 vezes. Mas tome cuidado na retirada da vela para que nenhuma sujeira caia dentro do cilindro.
3. Se o motor ainda não pegar, use uma vela nova; principalmente se a vela estiver molhada e mostrar sinais de sujeira.
Use a cabeça pedalando! Se você percebe que o motor não pega por causa de um problema técnico, pare e economize sua energia !

 

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181 Comentários

  1. jhony lima

    Tenho uma moto 150 sport ela  nao carrega a bateria e o farol fica fraquinho   alguem ja teve um poblema asim  o se ja rasovel isso

  2. Rodrigo Branco

    Olá Boa Tarde.
    Tenho uma crypton 115, modelo 2010.
    Tava com problema na torneira, comprei e troquei ta funcionando tranquilo, so q ando a 20km/h, pois se passar disso queima rapido a gasolina e nao passa na mesma proporção, começa a falhar e apaga o fogo, tenho q espera encher o carburador pra ligar e andar de novo. gostaria de ajuda.

  3. bruno

    Ola,a minha mota em frio pega a primeira ou a segunda,quando ta quente desligo e depois para ligar só pega de empurrão,alguém me sabe explicar isso? Minha mota e uma Yamaha DT AC 125 do ano 1985

  4. Junior

    meu primo pegou a minha moto pra tentar andar, e na hr de passar a primeira ele nao puxou a embreagem ai desligou tudo e agora nem o painel ta acendendo, alguem sabe como resolver isso?

  5. luiz felipe

    ola amigo, tenho uma ml, ela não pegava de jeito nenhum, então resolvi testar a vela e la não saia faísca, troquei bobinas, CDI e refiz as elétrica, e ela passou e soltar faísca na vela, porem ainda não pega, já chequei carburador e esta ok, você tem ideia do que possa ser?

  6. paulo

    comprei uma moto CBX twister depois de um tempo começou a dar problema na partida ,mandei no mecânico ele trocou a bateria eo relê de partida PQ FIQUEI UM TEMPAO SEM ANDAR e o problema persiste ele disse que a moto ta boa quee alémm disso não encontrou nenhum problema mas tipo saiR com ela de manha tenho bater um cinco arranque pra pega ai pega quando volto pra casa largo ela desligo volto a ligar ela n quer ligar so tenta mas n liga medi a bateria com multimetro ta com 12, 70 ,volts aclerando vai pra 13 e pouco …mandei em outro mecanico ele carrego abateria eamoto pego normal mas de um dia pro outro ja n pega mais arranqu ou demora pra pega o que pode ser que dificulta a partida ??
    3 dias atrás – 1 dias restante(s) para responder.

    • Cassiano

      Boa noite Paulo também encontrei o mesmo problema que o seu em ligar minha twister , após ficar uma semana parada , não da nenhum sinal de partida, nem barulho faz , e a bateria é nova , pelo menos troquei ela a semana passada , e o estranho e que liga painel e todas as luzes funcionam normal , também estou procurando uma resposta .

  7. alex

    Tenho  uma cg125k fan ela demora pegar
    no pedal o q pode ser?

  8. Valeria

    Boa Tarde! tenho fan 150 flex 2012. quando estou atingindo acima de 90kmh de 5, cinto que como se alguma coisa estivesse com folga dentro do motor. só lembrando acima de 90kh e de 5 marcha. desde já agradecida pela ajuda que vier.

  9. Fabriciano

    Tenho uma twister 2007… Ao dar a partida nela ela deu um estalo apagou o painel e não ligou mais, fiz uma chupeta na bateria ela ligou de novo, mas desligando ela da chupeta e tentando ligar a moto novamente acontece a mesma coisa, um estalo apaga todo o painel e não liga mais(nem a moto, nem o painel) só quando faz chupeta ela liga.
    OBS: Bateria nova, não tem alarme ligado.

  10. gilson

    tenho uma cg 81 preta a alcoool serie especial, ela esta roubando faizca na vela ja troquei rudo o que possam imaginar ela pega tudo mas não tem força não da lenta e estoura.

  11. LAVEI MINHA MOTO E DEPOIS ELA NÃO QUIS MAIS PEGAR ,, DEU TRANCO NELA BASTANTE , LOGO EM SEGUIDA PERCEBI QUE ELA TINHA POUCO COMBUSTIVEL , MAIS SÓ QUE ELA TAMEM PAROU DE PASSAR SENTELHA
    OQUE PODE SER ???

  12. FLAVIO VILELA

    BOA TARDE, TENHO UMA YBR 2008 ED, ELA ARRIOU A BATERIA E COLOQUEI 2 NOVAS MAS NÃO RESOLVE, NA OFICINIA DISSERAM QUE A BATERIA ESTA CARREGANDO NORMALMENTE QUE TEM ALGO ROUBANDO CARGA MAS NÃO DESCOBREM O QUE E.
    VOCÊS JA TIVERAM UM PROBLEMA ASSIM. (OBS QUANDO O MOTOR ESTA QUENTE ELA PEGA NORMALMENTE)

  13. Alexandre Paulino

    Tenho uma broz 150 2011 flex nao tenhe nem 2 mil km rodados dai eu estava saindo de casa e ela desligou sozinha  , dai insisti milhares de vezes em ligar e nao ta dando partida so da uns estalinhos e nada sendo q acendo os piscas lanterna td ,so nao liga e nem da sinal de vida por favor me ajude sera qual o problema.. desde ja agradeço a compreensao

  14. marcelo

    minha cb 500. fria pega normal quando esquenta a luz do óleo não acende dai ela não pega de jeito nenhum o que pode ser?

  15. naildo

    ola, minha moto qnd estar fria náo pega, qnd dou um tranco nela e esquenta fica normal. mas qnd qnd vlta a esfriar náo pega d novo! o q pode ser sera !!! vela ..rele de partida, ou bateria

  16. Flávio

    Oi estou com um problema na minha moto 150c honda sport ano/modelo 2007 e espero que alguém possa me ajudar pois é o seguinte comprei essa moto ano passado em julho e ela veio com uma bateria nova daquelas livres de manutenção mas quando foi em dezembro do ano passado ela começou a dar problemas, de imediato disseram me que seria a bateria entao troquei por uma nova de 7 amperes Yuasa, ate ae tbm mas quando foi em fevereiro desse ano ela começou a apresentar os mesmo problemas entao fui na loja onde q comprei a bateria e disse q queria outra nova entao eles trocaram por uma da Heliar 7 amperes sendo a bateria livre de manutenção  ate ae de novo tbm mas quando foi hoje 21 de março de 2013 ela começou com o mesmo problema n querendo pegar na partida eletrica, so pegar empurrando, sendo q ontem ela estava normal funcionando perfeitamente e nas outras duas baterias anteriores cansei já de recarga tanto Yuasa quanto na outra q veio nela quando comprei q era Acdelco e nessa outra HELIAR já dei uma recarga tambem e a bateria é novissima  troquei ela no final de janeiro desse ano entao queria saber o q realmente é o Problema dessa moto pois n aguento mais dar recarga, realmente é bateria ou n? sendo q eu ando pouco nela apenas nos fins de semana isso pode colaborar p descarregar a bateria? peço uma resposta concreta desde já agradeço?

  17. Douglas

    Amigao faço trilha e tenho uma xr 200, minha moto não liga mais no start, so no curto no rele de partida. pensei que fosse o rele, comprei outro e nada, ele nem faz aquele tec tec, ele não da sinal nemhum. o que poderia ser?

  18. rodrigo

    tenho uma cg 150 ,ela nao pega na partida ,ela gira gira o motor e nao pega ,estou usando um carburador de cbx strada pois ela esta mexida 244cc,oque poderia estar ocorrendo?

  19. Marcelo Fontes

    Tenho uma twister 2008 que ficou parada +- 1mês por motivo de problemas no motor,mandei para a mecanica e somente havia soltado o anel do pistão.Resolvido este problema a moto funcionou uns 2 dias e depois não ligou mais ppor nada.Já troquei a bateria,relé de partida,bobina de força,bobina de pulso e nada dei uma chupeta e não acontece nada e o painel apaga, nem no tgranco ela pega.Alguém pode me socorrer por favor.

    • leodoido

      rapais essa ta complicada primeiro que twister nunca solta um anel mas vamos la si o mecanico deixou ela funcionando ela vai funcionar de novo. marcelo pelo ano essa moto ainda talvez esteja com o tensor origina ele fica na parte externa do cilindro  repare se na cabeça dele é fenda aliem ou philips blesa oque eu quero explicar eque se ele for original tem grandes chances dele ceder ai a corrente salta dentes e o motor sai do ponto o original a chave usada é philips si for então nem força mais leva a uma oficina ………conferi o ponto e me fala 

    • Gerson

      Marcelo, de fato, esse papo de soltar o anel do pistão tá estranho, mas vamos lá, se vc aciona a partida e o motor de partida funciona e o motor da moto vira, o comentario do leodoido faz muito sentido, o comando de valvulas pode ter saido do ponto, mas vc diz que: “o painel da moto apaga”, isso é uma pane elétrica, pode ser no xicote principal ou nas conexões denro do farol. Vc verificou se tem faísca na vela? Quando vc liga a chave, a luz do neutro acende normal, setas e buzina funciona normal?

    • lucinho

      amigao, a minha twister tbm estava assim, o problema era a cremalheira esta peça fica dentro do motor e esta peça contem magneto custa em media 250 reais

  20. alex

    estou com um problema na igniçao coloco a chave mas ela trava nao gira para dar partida oq fazer?

    • Gerson

      Alex, isso pode ser falta de lubrificação no tambor da chave, o correto é comprar “pó de grafite” (é um tubinho parecido com o do óleo Singer, ou de máquina de costura, só que menor) e colocar na abertura da chave. Se tiver que colocar óleo, recomendo WD40 ou similar (aqueles óleos spray, anti corrosivo)

  21. Gerson

    Gersonschuan, me parece que vc cometeu uma pequena falha ao montar o carburador e não atentou a posição do pistonete de a eleração e o mesmo está “travado” no parafuso de regulagenm de aceleração. Tire o pistonete e note que ele possue um chanfro de um lado (no formato de uma rampa). Este chanfro tem que ficar voltado para o lado onde tem um parafuso de metal amarelo no corpo do carburador.

  22. gersonschuan

    limpei o carburador da minha cg 125 97 e agora ela ta acelerada demais, e o cabo do acelerador está meio solto parece que não fica esticado totalmente, o que pode ser?

  23. Giovanni

    Tenhu uma Dt com motor 125cc de cg 89. Ela demora a pega no pedal e as vezes no bater o pedal quando ele volta para cima ele para na metade o que pode ser isso?
    Obrigado!

  24. sinianderson

    porque o retificador de bateria nao carega vem corente mas nao carega nao tem fio quebrado abiz e 125 ano 2011

  25. Lucas

    Tenho uma 150 sport 2005 comprei uma bateria zero está funcionando em perfeitas condições, porem minha moto não segura a carga dessa bateria nem de outras ja testei várias . Ex bateria carregada depois de 1 Mês ela descarrega e ai so no tranco.Tenho dois alarmes carsystem e positron não sei c pode ser isso tbm não acredito q seja o estator, estou na duvida q seja aquela cx q o estator fica dentro q não esteja segurando a carga não sei se é por isso sugiro opiniões de vcs .

    Abraços

  26. Ari de souza

    tenho uma cg titan 125 ano 2003/4 ela tava me dando o maior cansaço para ligar acendia o painel de neutro e tudo dava seta esquerda piscando de vagar direita piscando depressa , mandei verivicar o chicote ela veio do mesmo jeito lanterna direita e esquerda ela funcionou so que quando cheguei em casa apagou tudo sei que mandei trocar abateria dela também alguem pode por favor me ajudar ?

  27. marcelo

    Ai galera, quem pode me ajudar?

    Tenho uma CB400 83 unico dono, o que acontece é o seguinte, quando estou com a moto parada , funciona seta, pisca alerta, lanterna, farois, etc, mas quando estou andando com ela, só funciona a seta quando seguro o freio junto ou desacelero, alguem sabe qual seria o problema?, obrigado a todos

  28. Lázaro

    Boa tarde, tenho uma fan 2011 e de uns dias pra cá a mesma não pega por nada, as luzes, as setas e buzina tudo funciona perfeitamente, mas quando dou a partida a luz do neutro apaga e a mesma não funciona. Se alguém puder me ajudar serei muito grato.

  29. Leandro

    Boa tard.. tenho uma fam 125, ela ficar so descarregando a bateria. Quando rla discarreca total a moto nao oega mais….

  30. Daila

    Oi gente, gostaria de tirar uma duvida com vcs, comprei minha primeira moto esse ano, uma biz ks 2012 ela ta novinha 800 Km rodado só super nova. 
    As vezes ela não pega tento varias vezes e  nda, depois de muitas tentativas ela liga, o que sera que poder ser ela ta afogada ?estou em duvida por favor me ajudem! ou sera que nao estou batendo certo no pedal? obrigado e aguardo resposta

  31. everton

    Tenho uma cinquentinha, ta ruim para pegar na partida elétrica,o jeito é ligar no pedal o que deve ser? Me ajudem por favor.

    • leo doido motoshow

      everton everton ja estou sabendo que vc não fez as revisoes corretamente mas da nada não leva pro mecanico dá um trato no carborador a regulagem da boia tem que estar sempre alta pra evitar que  ela afogue quando parar ferifique a regulagem das valvolas de adm e scap ponha uma vela nova não economise na vela ponha ngk e é só etá pronta abraços

  32. milton

    boa noite alguema poderia me ajudar tenho uma moto honda fan estou com um problema e nao sei como resolver a moto esta muito lenta quando vou pegar uma subida nao sai do lugar oque poderia ser sera que e parte de relacao estou com essa duvida alguem pode ajudar desde ja agradeco ?

    • Gerson

      Milton, pelo que entendí, vc acelera a moto para subir, mas ela não responde em velocidade. Se for isso, teu problema é embreagem: Ou é regulagem do cabo de embreagem que está muito alta, ou é desgaste dos discos mesmo. A relação seria problema caso vc tenha trocado a coroa e o pinhão, por outros com diferentes quantidades de dentes.

  33. VANIO

    BOA TARDE TENHO UMA HONDA CG FAN 150 ESi NA PARTIDA ANO 2011 HOJE FUI FUNCIONA-LA NAO LIGOU A MESMA ACENDE AS DUAS LUZES AMARELAS DO PAINEL E APAGA EM SEGUIDA QUANDO VOU DAR A PARTIDA DA UNS ESTALOS DO LADO ESQUERDO E NEM SINAL DE PARTIDA. O QUE PODE SER.
    EU TENTEI VARIAS VEZES E AGORA A BUZINA FICOU FRACA.

    • Gerson

      Vanio, 1º – A bateria de tua moto arriou, vc deverá dar uma carga nela, de preferência lenta(não judia a bateria). 2º – Esses estalos é o automático de partida que quer fazer o motor de partida funcionar mas com a bateria com a aperagem baixa não consegue e dá esses estalos. 3º – Dê uma geral no motor de partida, verifique as condições das escovas (carvão). Acho que se vc fizer isso tua moto vai ficar zerada.

  34. Vanio

    Tenho uma Moto CG Fan 150 Honda, hoje pela manhã fui ligar e nao ligou todas aluzes está ligando e inclusive o neutro só que quando dou a partida da uns estalos do lado esquerdo perto da caragem quando não é alem dos estalos as luzes do painel liga e desliga.
    aguardo resposta.

  35. LUCIANO

    BOA TARDE TENHO UMA SUZUKI 125 YES, E ELA FICOU UM BOM TEMPO PARADA  E ONTEM LIGUEI ELA ELA PEGOU NORMAL MAS HOJE QUANDO FUI LIGAR JA NAO PEGAVA MAIS, O QUE PODE SER,,, ELA LIGA MAS NAO DA PARTIDA, A BATERIA ESTA NOVA, LIMPEI CARBURADOR, VELA NAO ESTAVA ENCHARCADA, ATE A GASOLINA TROQUEI MAS NAO TIVE EXITO…GOSTARIA QUE ME ORIENTASSE NO QUE EU POSSO FAZER

    • Gerson

      Luciano, vc verificou se tem faísca na vela? Acreditando que o carburador foi corretamente limpo, passado ar comprimido ou spray-oil(WD40 ou similar) em seus dutos para que os mesmos não fiquem obstruidos e que ele foi corretamente montado, só pode ser elétrica (falta de fagulha na vela). Dê uma verificada. Abraço.

  36. craro amigo esta moto e 150 205 es  entao quando eu ligo ela e depois emgato a primeira marcha ela ate que anda mais quando eu emgato a segunda marcha ela comesa a falhar como se estivese engasopando eu fiz linpesa no carburador mais nao e cheguei ate trocar a vela tambem nao e

    • Gerson

      Cicero, tua moto tá com excesso de combustível mesmo. Prováveis causas: 1 – regulagem do parafuso de ar (um parafuso que fica logo acima da cuba no corpo do carburador), 2 – nível de combustível dentro da cuba (desgaste na agulha da cuba, deixando entrar mais combustível na cuba, mas não o bastante para vazar pelo dreno, ou a sede da agulha da cuba na bóia, caso alguém tenha amassado essa sede), 3 – desgaste na agulha do pistonete ou mesmo regulagem de altura errado (na parte posterior dessa agulha existem 5 ranhuras que através de uma cupilha, regula a altura da agulha, o correto é essa cupilha estar na ranhura do meio). Espero ter podido ajudar.

    • Gil-defran

      Gerson, resolvir em parte o problema da minha moto, porém está molhando
      as velas de combustivel e trabalha em tres cilidros o que fazer?

      • Gerson

        Legal que vc conseguiu resolver alguns problemas da tua máquina e espero ter podido ajudar. Bom, quanto a queimar em tres cilindros fica mais facil detectar o problema. Verifique se tem faísca na vela do cilindro que não está queimando (digo no caximbo da vela). Teste o cabo de vela sem o caximbo, se tiver faisca coloque o caximbo, se não der, troque o cabo de vela e repita o teste, se não der troque a bobina. Com o cabo e a bobina Ok, teste com caximbo, se der faisca, ele está bom, se não troque o caximbo. Por fim, retire a vela e teste com a vela no caximbo mas fora do cilindro encostada no motor. Se der Ok em todos esses testes aí pode ser carburador ou valvula. Bem vela encharcando, ou é carburador dando excesso ou ponto de ignição atrazado.

  37. Gil- defran

    Caros amigos,estou decepicionado com minha moto. comprei recentemente uma kawasaki zx9r/94. fui dar partida e ela nunca mais pegou as vezers dar um estouro forte, as vezes pega um pouquinho embolando bem fraco. e na maioria das vezes só funciona o arranque depois a bateria descarrega.
    que fazer.

    • Gerson

      Gil, essa moto possue motor OHC, 4 cilindros em linha, tudo indica que o motor está fora de ponto de ignição, muito provavelmente as valvulas estão fora de ponto ou ela está com as bobinas das velas trocadas. Não aconselho dar partida no tranco porque vc poder danificar as valvulas, comando de valvulas, se forem elas que está causando o problema. Aconselho fazer uma revisão na corrente de comando, assim como nas engrenagens da corrente de comando, tanto no comando quanto no girabrequim e tbm no esticador da corrente de comando.

  38. minha moto esta com um pobrema na hora que eu acelero parece que esta engasopada a hora de engatar a segunda marcha ela comesa a dar esse pobrema ja linpei o carburador mais nao resolveu

  39. jose luiz ferraz

    obrigado pelas informaçoes elas me ajudaram muito

  40. jose luiz ferraz

     gostei das respostas dadas pois cosegui informaçoes importantes

  41. adriano

    tenho uma biz 125 2012 ela fica a luz do painel alc acesa o q sera? como resolver me ajudem!!

  42. rafael massoline

    Ola galera,sou novo por aqui e nao sei como funciona esses tutoriais ainda, é o seguinte,tenho uma biz125 mod2006,eu andava nela uma maravilha,troquei filtro de ar,velas,troquei a gasolina comum pela aditivada,limpei os carburadores e tal,dai a moto começo a fica acelerada demais nas primeiras marchas e quando esta em alta rotaçao nao passa dos 80km/h sendo ants ate dar os seus 140km,oque pode estar acontecendo?me ajudem por favor….gratos…

    • Gerson

      Olá Rafael, pelo que vc descreveu, tudo indica que teu problema seja apenas regulagem de ar no carburador. A mistura ar+combustível não está correta, pelo descrito ela está pobre (muito ar e pouco combustível), com pouco combustível para queimar a moto não desenvolve.

  43. arilma

    BOA TARDE TENHO UMA FAN 125 PEDAL..EU QUERO SABER SE POSSO LIGA ELA DIRETO ..TIPO EU DESÇO O MOROO COM ELA NO NEUTRO E DEPOIS JA PASSO PRA 1º MARCHA ..EU POSSO FAZER ESTE PROCEDIMENTO SEM DANIFICA-LA OU EU TENHO Q LIGAR  NO PEDAL MSM?
    GRATA 

    • Gerson

      Vc esta dizendo que quer fazer a moto “pegar no tranco”? Bem, não é um procedimento muito aconselhável, ainda mais em 1º marcha. Para esse procedimento usasse a 2ª ou 3ª marcha dependendo da velocidade que a moto atinge. Quanto a questão “danos”, os riscos são grande eu diria, vc está expondo várias peças do motor a um esforço no qual elas não foram projetadas.

    • Daniel

      Dar tranco não estraga não, o pessoal fala que estraga mas é conversa. Nunca vi uma historia que a moto estragou pq pegou no tranco. Vc pode fazer o seguinte: Embala ela coloca 2º marcha fique de pé pule no banco soltando a embreagem ao mesmo tempo. Qualquer duvida estou a disposição…

  44. Leandro Pacheco

    Ola, tenho uma cg 150 2007, ja troquei cdi digital sem corte zerado, foi limpo e regulado o carburador, mas quando a moto esquenta um pouco da uma pequena falha….a vela ta queimando bem, acinzentado, tudo certo, mas a falha ta me encomodando. o que poderia ser? bobina talvez? fico no aguardo.

  45. Alexandre

    Bom Dia, gostaria de saber quem pode meu ajudar , estou fazendo um projeto Kart Cross estamos colocando um motor de titan 125 ks sensor de rotação (sinal da bobina da CG 1250 aguardo obrigado.

  46. Boa noite.Estou com um problema na minha Burgman AN125.Ela pega bem,anda bem enquanto o motor está frio,mas ao esquentar,ela começa a trepidar nas arrancadas e fica fraca nas subidas.Me disseram que eram os roletes,troquei,mas não adiantou.As pastilhas da embreagem parecem estar boas…O que fazer?

  47. Anderson

    Minha 150 ta com problema na partida como já vi essa msm pergunta, porem já troquei o retificador,magneto estator,escovas,rele de partida,fusivel mais minha moto ta do msm geito ponhei uma batera de now brake e andou 20 dias e perdeu a carga, agora por ultimo troquei o retificador,e o magneto estator, e as escovas, já gastei mais de 400 reias e num vo gastar mais, minha moto ta bem consevada 2008 otimo estado mais esse problema ta me matando e pesando no bolso algum cara me passa a real doque pode ser abraço

  48. Thiago

    Boa tarde,

    Tenho uma 150 sport 2005, liguei a moto e o motor e partida continuo acionado como se eu estivesse segurando o botão de partida, mesmo com a moto desligada ficou acionado nisso descarregou geral a bateria oq pode ser ???
    Obrigadão !!!

  49. GOSTEI DE TUDO

    GOSTARIA DE VER SE POSSIVEL UM VIDEO COMO TROCAR GUILDÃO DA BIS C-100

  50. Wesley

    Bom dia, tenho uma burgman an125 carburada 2008 e estou com os seguintes problemas. Assim q eu peguei ela, ela andava de boa a 110km, sem falhar e nem nada, mandei dar uma geral no carburador, troca do cabo de acelerador e troca de óleo, agora ela esta apresentando problemas, ela esta morrendo na lenta, Qndo estou parado na hora de sair ela da uns tranco trepidando a frente, e Qndo passa dos 80kmh comeca a dar falta e falhar nao passando dos 85kmh, e o pior e q a gasolina nao esta durando com um tanque rodo menos de 100km mas nao esta tendo vazamento e realmente nao sei o q esta acontecendo pq nem o mecânico sabe explicar o q esta ocorrendo, alguém poderia me dar uma solução?

    • Gerson

      Boa tarde, amigo. Pelos sintomas que vc descreveu, tudo leva a crer que o problema esteja na mistura Ar/Combustível do carburador, a mistura está muito rica, pouco Ar e muito Combustível. Verifique se o afogador não está acionado ou meio acionado. Para confirmar, retire a vela e observe se o eletrodo está com uma coloração cinza esbranquiçado, se estiver é mesmo mistura rica. Localize no carburador o parafuso de regulagem de ar e gire-o 1/4 a 1/2 volta no sentido anti-horário. Deve melhorar, mas recomendo procurar um bom mecânico, para fazer a regulagem corretamente.

      • Wesley

        Eu troquei a caixa de ar e coloquei nova no mecânico, mas a questão seria o pq q passa dos 80kmh ela começa a dar falta e engasgar nao passando dessa velocidade.

        • Gerson

          Vc deve ter trocado o elemento filtrante (filtro de ar), mas acho que o problema é na regulagem de ar do carburador, muito combustível e pouco ar o que torna a mistura rica. Sem ar (oxigenio) a explosão não é boa e em alta rotação perde força. Tem que ver a regulagem do parafuso de ar, a altura da agulha do pistonete (caso tenha), ou a regulagem do combustível.

  51. Jean

    Bom dia!
    Tenho uma 150 sport e ela ta descarregando a bateria com frequencia, ja troquei a bateria, troquei o estator mais nao adiantou, quando ela ta engatada ela pega normal, mais quando ta no neutro ela nao pega, fica como se a bateria tivesse descarregada, o que pode ser?

    • Gerson

      Jean, me tire uma dúvida. Se quando a moto, mesmo em neutro, vc puxar a embreagem, ela da a partida normal? Se sim, o problema deve estar no interruptor da manete de embreagem, aquele que só permite que vc dê a partida com o motor engatado em marcha, se puxar a embreagem. Verifique.

  52. Edvaldo

    Boa noite, levei a minha suzuki burgman 125 no mecanico, pois nao ligava, ok. Depois de consertada, voltei para casa nela fincionando normalmente, mas no outro dia de manha fui liga-la nao funcionou novamente nem no quick consigo liga-la. O que eu faco? Alguem pode me ajudar essa moto acontece isso direto, fica funcionando e depois nao liga mais.
    Obrigado àqueles que me ajudarem.

    • vc  diz consertada como assim ??????????pois só com esses detalhes fica difícil dar uma ajuda pois comigo deu um problema na minha moto troquei peças sem precisar a unica coisa e que fiz uma revisada pois era a bateria nessa epoca do ano frio elas vao embora !!! pode ser motor de arranque vela ,bateria …pois podem ter te engambelado verifique oque o mecanico fez na sua moto pois o gersom me deu uma força . eu poderia te auxiliar por cima   

  53. gerson

    Francisco, estive pensando e estudando sobre o problema do velocímetro da tua moto e se o conta giro funciona normalmente, e o velocímetro, que só deve funcionar com a moto em movimento, óbvio, nào funciona, ou melhor está falhando, concluí que deve ser a gremalheira (engrenagem que fica próxima ao eixo da roda, de onde sai o cabo do velocímetro) que deve estar gasta. Normalmente ela é feita de nylon e apresenta desgaste. Quando trocar a engrenagem, velifique se o cabo está souto, se ele gira com facilidade. Caso vc tenha que fazer força para gira-lo, troque-o também. Esses dois itens não custam caro.

    • boa noite meu amigo ! entao meu peguei uma estrada hoje e estava a 130 km pois no painel deu um apagao geral hora,distancia  e o marcador de velocidade e o rpm caducou como se eu estivesse ligando a moto agora isso foi estranho você ja escutou isso pois eu nunca !!!ahahahah depois ela ficou normal aguardo sua resposta obrigado deis de ja

      • Gerson

        Francisco, eu já te aconselhei a dar uma olhada no xicote dessa moto, já vi coisas sinistras acontecerem em alguns modelos da honda por causa do xicote. O problema é que esse xicote é mau revestido (uma espécie de fita isolante plastica sem cola) e com o passar do tempo e devido a trepidação da moto (Honda vibra muito) e tbm pelos nossos asfaltos (não são assim nenhum tapete), ele acaba gastando (podemos dizer assim) e coloca os fios em contato direto com o chassis da moto, que pelos mesmos motivos, gastam-se e provocam pequenos “curtos” . Dá um pouco de trabalho reviza-lo, tem que tirar tanque, lateral, banco, lateral dad rabetas e talvez até o para lama interno traseiro, mas acho que vale a pena verificar. Se encontrar sinal de desgaste nesse revestimento, verifique se os fios estão bem ancapados. Isole-os com fita isolante de boa qualidade e reforce o revestimento tbm com fita isolante. É mais mão de obra do que peça (fita isolante é barata, rsrsrsrs).

        • grande conselheiro !!! boa noite , pois as dicas que vc tinha me dado foi quente , vc manja ! ppis a motoca ta doidona cara o rpm ta quase virando 360graus  e a velocidade  mesmo a 20 km ela ta nos 80 pois isso foi de tarde e na seg tive que trocar o retentor da suspensão dianteira pois poderia ter sei la machucado o fio do painel  como ja me deu várias forças espero poder me ajudar novamente]

          • Gerson

            Francisco, o problema da tua moto é na parte elétrica mesmo. Difícil é precisar exatamente onde. Aconcelho vc a tira uma folguinha num final de semana e checar a parte elétrica da moto. Comece tirando o farol e examine a fiação, verifique os terminais dos fios, verifique o chicote que vem para o farol, examine onde o chicote trabalha encostado no quadro da moto para ver se estão em perfeita ordem e não apresentam sinais de desgaste.

  54. Breno Estanislau

    A moto é uma suzuki GSX F 98. A moto não está centelhando na bobina esquerda. A bobina, o cabo e as velas estão boas.
    Quando passo a alimentação da esquerda pra direita funciona.
    O que está com problema é algo na alimentação. Gostaria de saber se pode se o gerador de pulsos…

    Abraços a todos!

    • Gerson

      Ok, Breno. Tua moto é four, e os dois cilindros do lado esquerdo não estão dando centelha, correto? Essa suzuki usa duas bobinas, uma para dois cilindros, ou é uma bobina por cilindro? Bem, vc terá que testar o fio que alimenta a bobina, pra ver se está chegando corrente na bobina, teste tbm o fio negativo. Caso esses teste derem negativo, é o gerador com problema.

  55. Gerson

    Breno, pode ser a própria vela, o caximbo ou o cabo da vela. Se for um motor bi cilindro, troque a vela de cilindro pra testar a vela, se ela funcionar no outro cilindro, verifique o cabo e o caximbo. Retire o cado do caximbo e da bobina e veja se não está molhado, verifique se o fio metálico (dentro do cabo) está em boas condições (não está oxidado), limpe os terminais (do caximbo e da bobina).

  56. Breno

    As velas do lado esquerdo não está funcionando mas a bubina está boa, você sabe me dizer o que pode ser?

  57. minha moto não esta dando partida de maneira nenhuma pois na chupeta é só um suave aperto no start e ela pega facilmente twister 08 pois isso foi de 2dias atras e estou preucupado pois você leva em um mecanico ele diz uma coisa leva em outro ele diz outro problema e assim vai acabo ficando a Deus do ará  me socorrem ai por favor cedo vou a um mecanico e não estou afim de ser enrolado !!!!! help me … 

    • Gerson

      Fancisco, se dando uma chupeta a moto pega, então é mesmo a bateria. Como vc testou o magneto (alternador), ele está mandando carga, o regulador de voltagem tbm está funcionando bem, se nada estiver roubando carga da bateria, era ela mesmo. Espero ter ajudado um pouco. Abraço.

      • Gerson , boa noite!!!  guerreiro, valeu pela força pois claro que é a bateria pois troquei na quarta de manhã e até hoje ela não deu mio comigo !!! só que estou dando uma força para minha esposa a tocar  a motoca e percebi que ela parada mais engatada quando ela sobe o giro para sair no painel a velocidade caduca mais é painel original !!! estranho em você  ja viu isso ?????????????????????    

        • gerson

          Boa Noite Francisco!!! Cara, na boa; não entendi nada o que está acontecendo. O painel não está acusando a velocidade, ou é o RPM? O velocímetro é mecânico, movido por cabo na roda dianteira, o RPM é eletrônico, é por fio que vem do motor. Já vi o RPM falhar, por mau contato e fio partido (em curto).

          • blza camarada !!!! estava numa luta ai cara mais vamos lá !eu sei pois por isso que te perguntei pois rpm esta certo foi marcador  de velocidade pois não entendi tmbm e o painel é original não é sempre mais direto no neutro ela sobe o giro normal e a da velocidade mesmo parada ela caduca ???????  

  58. bom , irei direto minha moto twister 08 ontem não quis pegar tive que dar tranco ,para chegar em casa hoje fui dar na partida ela deu um apagão geral puis para dar carga nela e acendeu tudo novamente agora não da partida desliguei o alarme na bateria achei que tava roubando bateria  pois depois disso nem no tranco ela pegou fiquei na mão na rua tive que largar ela pois vou pegar amanhã estou pedindo por favor ajuda   

    • Gerson

      Ok! Bom, pode ser duas coisas: 1º – Se voce liga a chave e o painel acende (Luz de Neutro) e voce aperta a partida e não dá sinal nenhum, nem mesmo a luz de neutro enfraquece, então é o automático de partida (um tipo de relê). 2º – Se voce liga a chave e não tem parte elétrica (buzina, pisca, etc…), aí é bem provável que seja o chicote que pela vibração do motor e dos pavimentos das ruas, deva ter desgastado e ter algum fio encostando no chassis da moto. Já ví alguns casos assim, coisas de Honda. Esse chicote fica do lado esquerdo da moto debaixo da carenagem lateral traseira, aquela abaixo do banco.

      • boa noite Gerson !bem provavel pois teria como testar essa peça automático de partida eu pergunto isso pois vou até um mecanico amanhã cedo e faria ele testar para ver se isso mesmo pois ela fica dando uns clik clik na partida  ,mais na chupeta e só dar um tok no start e pronto sem esforço de prima se você tiver mais informações para me passar atenciosamente obrigado e boa semana !!!

        • Gerson

          Francisco tem como testar sim, o que o mecanico deve fazer é com uma chave de fenda, encostar nos dois polos do automático de partida, e o motor de partida deve ser acionado. Mas se com chupeta ela starta, acho que é bateria ou chicote mesmo. Espero ter ajudado. Abraço.

          • CREIO QUE SEJA A BATERIA POIS ELA JÁ ESTAVA BEM CANSADA  POIS TESTAMOS A BATERIA FUI DE UMA CIDADE NA OUTRA E O AUTERNADOR DELA DEU CARGA POIS DEPOIS DE TER DADO VARIAS PARTIDAS ELA APAGOU E O PAINEL DEU AQUELE PANI COMPREI OUTRA BATERA FIZEMOS O TESTE ELA ESTA CARREGANDO NORMAL QUANDO SOBE O GIRO CAI A AMPERAGEM E NA LENTA ELA PEGA CARGA DE 14.3 VAMOS VER COMO ELA VAI REAGIR APOS UNS 3 DIAS TE MANDO UM SALVE OBRIGADO POR ENQUANTO CAMARADA BOA SEMANA FALOOAE GERSON    

  59. Oracy

    A MINHA MOTO COMET 250 9 MESES DE USO QUANDO PASSA 3 DIAS SEM LIGAR NÃO LIGA  E UMA MOTO LINDA MAIS  E UMA PROPAGANDA ENGANOSA TER UMA MOTO DESTE PORTE PARA ANDAR ENPURANDO E QUANDO LIGA NÃO SEGURA FUCIONANDO AI VEM O TRAUMA DE ANDAR ENPURANDO UMA TÃO PESADA GOSTARIA QUE A CONCECIONARIA DE ITU RESOLVESE ESTE PROBLEMA NA GARANTIA PORQUE JA USEI MOTOS DE OUTRAS MARCAS E NÃO TIVE PROBLEMAS COMO ESTES.

    • Gerson

      A comet 250 é uma boa moto, não dá pra saber o que esta acontecendo com ela por falta de detalhes mas acho que a concecionária deve resolver isso para vc sim. Se não me engano ela tem 01(hum) ano de garantia. Vá até eles e esponha o problema, de preferência depois do tempo que vc falou (3 dias sem funcionar), para que eles possam analisar a moto e ver o que está acontecendo. Boa sorte.

  60. julio

    Boa tarde a todos ! 

    gostaria de uma ajuda !  tenho uma broz esd ,  e de uns dias ela vem apresentando o seguinte problema : demnha quando esta fria ela não liga a não ser no tranco , sei que não é bom mais é o unico modo de fazer ela ligar 
    ´depois que pega beleza posso desligar e ligar .
    quando esta deixo algumas horas ela volta com o mesmo problema , ja testei a bateria , esta dando 12.30  ela aparenta esta boa . 

    marquei na honda amauri autorizada honda aqui em floripa para eles verem o problema , porem eles cobram R$ 60 a hora de mão de obra ! 

    uma sacanagem , fora o que eles podem alegar … eles podem dizer que é tao peça e não ser . portanto estou pedindo ajuda de vcs !

    obrigado a todos !

    att julio 

    • Gerson

      Vc, não descreveu o problema com detalhes, mas pelo que percebí tua moto não dá sinal nenhum na hora da partida fria, caso a partida funcione e a moto não pegue, pode ser problema de carburação (limpeza e regulagem), mas se a partida não fizer o motor virar, aí pode ser bateria. O fato da bateria estar com 12,3 volts não quer dizer que ela tenha carga (Amperagem) sulficiente para fazer funcionar o motor de partida. Dê uma carga lenta na tua bateria pra ver se resolve teu problema e pra ver também se tua bateria mantém a carga dada. Caso contrário, recomendo a troca da mesma.

    • julio

      Boa tarde sr Gerson ! 

      obrigado pela resposta ! realmente o que vc falou faz bastante sentido .
      a moto quando fria ela da indicio indicio de pegar porem se ficar alguns segundos ela só fica fazendo um barulho de como se tivesse dando uns estralos no motor de arranque , outra coisa que omiti tambem é que ela tem alarme positron . aquele acionado por presença . Ele estava desligado na chave porque havia perdido o controle porem ontem depois de comprar um novo controle e ligalo na chave novamente parece que a moto deu uma melhorada ! para vc ter uma ideia quando ficava uns 20 minutos parada ela ja não pegava . hoje cheguei do serviço as 06:30 fui ligar ela as 9:30  ela pegou legal , isso porque aqui em florianopolis esta frio e chovendo ! 

      acredito mesmo que o alarme estava roubando algum tipo de carga da bateria mesmo desligado ! 
      minha moto tem injeção eletronica ! mesmo asim vou dar uma carga na bateria e caso veja que não adiantou vou trocar ! 
      fiquei impressionado com todos vcs ajudando ao proximo em um unico intuito de paixão por motos .

      obrigado meu amigo e assim que o problema for solucionado avisarei a todos.

      att julio

      • Gerson

        Julio, depois desses detalhes posso te assegurar que teu problem é mesmo bateria com carga baixa (Amperagem).Se quando vc vai dar a partida e o motor de partida fica dando uns estalos, é porque a bateria esta sem carga para virar o motor de partida e só aciona o bendix.
        Dê uma carga lenta (não de carga rápida, reduz a vida da bateria) na tua bateria e veja se ela está segurando a carga, se a bateria mantiver a carga: ótimo; se não, vc terá que verificar se existe algo roubando carga da bateria ou se ela já deu tudo o que tinha que dar. rsrsrsrsrs

  61. everton

    Tenho uma 50 cc,ela não está ligando atraves da partida elétrica,a buzina fica fraca e as vezes nem funcionam,as setas de sinalização só pega as vezes e o marcador de nível de combusutível não pega.me disseram que poderia ser a batetia ou vela. Me ajudem por favor!

  62. Zilia

    Oi comprei uma Burgman 125 An , ela tem 40mil KM, porém ela esta engasgando na saída, depois ela corre normal, mais algumas vezes ela morre do nada. Minha irmã já levou na concessionaria , limpou carburador, trocou as velas..mais nada. Tem um mecânico perto de casa, mais não sei se confio nele. Alguém poderia me dizer o que esta acontecendo…ou alguém ja passou por isso e como resolveu? Alguém indica um mecânico bom que entenda de burgman.
    Muito obrigada!!!

    • Gerson

      Teu problema é simples: Tua moto está com problema na mistura (ar – combustível), a mistura deve estar muito rica (mais combustível do que ar), ou é regular o “parafuso” de ar do carburador ou (o que eu acho mais provável) é trocar a agulha da boia da cuba do carburador. Essa agulha deve estar um pouco gasta e está deixando entrar mais gasolina na cuba, o que torna a mistura mais rica em baixas rotações, e em alta normaliza, uma vez que o consumo de combustível aumenta. Quanto a mecânico, existem inúmeros bons, desde que vc mostre pra ele que vc conhece a provável solução do seu problema.

  63. osmar

    ola  tenho  uma  cg  150  ela  esta  estourando  quando acelera   ja  limpei o  carburador  troquei a bobina e a   vela  pensei que era  valvola troque  e  não  adianto ja  conferi o  ponto mas  esta   certo  ela  tinha espranado  lugar  da vela    fis  outra  rosca  ponhei  uma vela de 125 sera  que  é isto..

  64. Edgar

    tenho uma cg 125 e ela não pega de primeira, aperto a partida e não liga na 1ª, nem na 2, a muito custo ela liga, e o pior é que ela é nova. o que pode ser ?

  65. edson

    meu carburador da ybr vive entupindo o que posso fazer para melhorar ela.

    se ficar 3 dias sem eu ligar ai que fica dificil jas fiz varias limpezas no carburador e nada resolve o meu poblema me ajudem.

  66. AUGUSTO

    Boa noite galera!Tenho um problemão com minha XTZ125 2007E,ela esta descarregando a batería,já troquei o estator,troquei a fiação elétrica,o punho de comando de partida com corta corrente,já vou colocando 2 baterias YUASA de 7a novas e só aguenta uns 2 mêses,os mecânicos nunca descobrem o verdadeiro problema,só falta dizer que é o retificador ou CDI,sera que tenho que fazer uma moto nova para funcionar direito?kkkkkkkkkkkkkkkkk

  67. Mario

    Boa noite; tenho uma twister 2003, hoje quando dei a partida, ela nem fez barulho, só apagou o painel, qualquer coisa eletrica que eu acionava ela apagava o painel e não funciona (nao acende farol, nem pisca, até mesmo a luz de freio faz o painel apagar. Dei um tranco achando que era a bateria, mais nada. Coloquei bateria nova e continua a mesma coisa. se eu acendo o farol ela apaga o painel e só volta a hora que desligo. A partida nem da sinal.
    O que será?

    • alguem

      deve ser algum problema elétrico, já verificou o fusível? a ignição? verifique as partes eletricas, todos os encaches pode ser crostas nas conexões 

    • vinicius

      Olá estou com o mesmo problema do Mario, minha twister quando dei a partida, ela nem fez barulho, só apagou o painel, qualquer coisa eletrica que eu aciona ela apaga o painel e não funciona (nao acende farol, nem pisca, até mesmo a luz de freio faz o painel apagar. 
      Alguem ja passou por isso ou sabe como resolver.. ????
      me enviem e-mail porfavor… vinicius.tavares@brpetfoods.com.br

  68. Paulo Barbosa

    Tenho uma Susuki VL 800/ 2004
    E deixei ela o inverno todo( new York) com a gasolina.
    e agora ela nao quer pegar. oque devo fazer para que ela pegue, para levar para a oficina para uma revisao.
    agradeco a ajuda de vcs.
    Paulo Barbosa.

    • Gerson

      Vc deixou a moto muito tempo parada, digo sem funcionar. O que provavelmente está acontecendo é que quando uma moto carburada fica muito tempo sem funcionar, a gasolina na cuba dos carburadores evapora, transformando-se em uma espécie de gel que entope as passagens do carburador. A solução é retirar os carburadores e limpar.

  69. Liliane

    Me ajudem por favor, comprei uma biz 125 ES modelo 2011/2012 a dois meses e estava uma beleza ai viagem e fiquei três dias fora quando voltei sai na moto e quando fui dar partida na moto não pegou um amigo conseguiu dar a partida com o pedal ele disse que ela estava afogada, o mecânico da honda veio deu a partida acelerou toda vida e disse que esta pronta,  mas ela continua com a partida ruim as vezes falha e a luz ALC do painel fica ligada e eu to achando o barulho no escapamento muito estranho estou com medo de ser algo serio e eles ficarem me enrolando até acabar a garantia se alguém tem alguma ideia do que possa  ser por favor vou aguardar …

  70. daniel

    gostaria de saber , se tem como colocar uma partida eletrica na cripton K?

  71. bruno

    cara tenho uma honet e fui da uma de mecanico e fui da uma linpada nas velas resutado, depois que limpei, liguei a moto e deu ama chamada, logo em seguida ela cortou e nao quer mas ligar , ou seja fica como se estivewse sem combustivel… iai obrigado pela dica..

  72.  gente      tudo bom ? 
    bom galera  oque aconteci é o seguinte eu comprei uma burgmam 125 modelo 2008  ela estava tudo ok mandei pro mecânico pra a manutenção voltou ótima mais der repente ela não quiz mais ligar no start  foi afogando aos poucos ai eu  meu amigo me disse pra ligar ela no kick  que ela carregava e   ficaria normal mais  eu já rodei tudo e não carrega a bateria o start não da sinal nenhum, o farol fica bem fraquinho e ela não buzina… o start nem barulho faz ai quando eu ligo ela ela da uma carregadinha o farol fica mais forte e a buzina funciona bem fraca ! oque será alguém pode me ajudar será que o concerto é caro de mais ? por ela ser uma moto  com peças caras… 

  73. Preciso de uma ajuda urgente…dos entendidos no assunto ( Motor de Arranque !!! )
    Preciso saber sobre um motor de arranque de 125…a duvida é simples….

    Quero adaptar uma partida elétrica em um motor aeronáutico , onde ele é iniciado por partida manual , cordinha ou fieira…tanto faz…
    Então fiz o esquema e ficou tudo belezinha , usei um motor da CG 125 mais a cremalheira dela e o pinhão e ficou 10 , porem o motor tem muita força , e quando ele é acionado ele vira um cão…arrebenta tudo antes mesmo de dar o inicio na partida.

    Então o que eu queria saber é se existe uma maneira de diminuir a força do motor de arranque !!! p/ ele girar menos ou com menas força.

    Ja tive problemas com rotação ai descobri aqui que era só inverter os polos da bateria que ele viraria ao contrario então quem sabe algum expert tem uma solução pra isso também;
    Ficarei no aguardo…

    Grato pela atenção.

  74. kleber

    retirei o tanque de combustivo da moto fazer 250 e coloquei de volta mais ela n quer pegar por favor me ajuta

  75. JR MOTOS

    o ARRANQUE VIRA E ELA NAO PEGA OU O ARRANQUE NAO VIRA??
    SE ELE VIRA PODE SER O MOTOR DE PASSO!!!! QUE ESTA COM ALGUM DEFEITO INTERMITENTE
    MAIS SE ELE NAO VIRAR PODE ATE OCORRE DO RETIFICADOR TA COM O MESMO DEFEITO INTERMITENTE ROLBANO CARCA NA ALTA QUANDO ELE ESFRIAR A BATERIA NORMALIZA E ELA PEGA PORQUE A BATERIA E NOVO VERIFICA AI

  76. Marcelo

    Olá, tenho uma suzuki GSX 750 srad 1998 (injetada) e sempre que ando com ela na estrada, por uns 20 minutos, numa tocada forte, e após desligá-la, ela não pega de jeito nenhum, tem que deixar esfriar. A bateria é nova e o retificador também, de modo que está chegando carga na bateria normalmente. O curisoso é que se eu ligar ela e deixá-la parada, mesmo ela aquecendo, quando desligo e ligo novamente ela pega “de boa”, sem problemas. A zica é só quando pego a estrada e ando forte, mesmo que a temperatura não passe dos 80ºC. Aí ela num pega de jeito nenhum… O que pode ser isto?

  77. ALOISIO

    qual a posição correta do afogado da yamaha 125 facton 2010

  78. carla

    ola comprei minha moto antes de tirar a habilitaçao,alem de nao saber pilotar nao sou louca de sair por ai com minha bixinha sem carteira,para nao dexar ela parada ligo d vez em quando,o problema eq ela nao ta ligando.,liga mas nao da partida,he partida eltrica,uq fazer?axo q a bateria descarregou,uq fazer?

  79. vanderson

    tenho uma shinerai que derepente parou defuncionar já troquei a bateria mais não adiantou , então troquei também a vela e nada. percebir que depois de trocar avela vir que mesmo dando a partida a vela estar sequinha

  80. Olá boa noite gostaria de sabe qual o motivo de minha moto esta ficando tão quente que a parte que se prende o cano de descarga no motor chega a ficar preta como se tivesse quaimando não sei mais o que fazer…

  81. Rafael Santos Junior

    Boa tarde! gostaria de conhecer ,com certeza, as posições do afogador da honda fan 125!! Desde ja agradeço…

  82. tenho uma moto 150 sport da honda mais estou com um grande poblema na parte de partida ja troque 3 bateria de 7 anperis ja enrrolei a bobina mais a moto com tinua com mesmo poblema sempre descarregando a bateria eu do uma carga na bateria e ela passa mais omenos ums 30 dia fusionando bem depois ela vai perdendo a foça da partida vai ficando fraca ate descarrega geral o q devo faze nao quero me disfazes da minha moto por favor minda uma solucao obrigado.

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